Coalizão antijihadista no Iraque só atacará com autorização de Bagdá
Bagdá, 16 Ago 2019 (AFP) - A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos que ataca posições jihadistas no Iraque anunciou nesta sexta-feira que cumprirá a recente ordem do primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdel Mahdi, de só agir com autorização explícita do governo em Bagdá.
A coalizão se manifesta "imediatamente de acordo com toda ordem recebida de seus sócios iraquianos", assinala o comunicado.
Na quinta-feira, o gabinete de Adel Abdel Mahdi anunciou a anulação das "autorizações especiais" para voos em seu espaço aéreo, um exceção na qual a coalizão se apoiava desde 2014 para bombardear o grupo Estado Islâmico (EI).
"A partir de agora, as autorizações procederão exclusivamente do chefe das Forças Armadas", destacou o gabinete do primeiro-ministro.
Qualquer aparelho que voar sem autorização expressa "será considerado hostil e tratado imediatamente (como tal) pela defesa aérea".
No final de 2017, o Iraque anunciou sua vitória sobre o EI, que em 2014 conquistou amplos territórios no país, incluindo a grande cidade de Mossul.
Mas a coalizão seguia atacando de forma regular células da organização jihadista.
bur/ac-mjg/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.