Topo

Forças americanas abandonam sua maior base no norte da Síria

20/10/2019 07h52

Tal Tamr, Síria, 20 Out 2019 (AFP) - As forças americanas abandonaram neste domingo sua maior base na região norte da Síria, como parte da anunciada retirada de 1.000 militares desta área.

Mais de 70 veículos blindados com bandeira dos Estados Unidos, carregados com equipamento militar e escoltados por helicópteros, passaram pela rodovia internacional na altura da localidade de Tal Tamr.

De acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos (OSDH), o comboio deixou a base de Sarrin, perto de Kobane, e seguiu para a província de Hasake, ao leste.

Em 14 de outubro, cinco dias após o início da ofensiva turca contra as milícias curdas das Unidades de Proteção Popular (YPG) no norte da Síria, o governo dos Estados Unidos anunciou que os quase 1.000 militares mobilizados na região haviam recebido ordem para deixar o país.

A base de Sarrin "é a maior base militar americana no norte", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Nos últimos dias, os americanos deixaram outras três bases, incluindo uma em Manbij e outra situada também na área de Kobane, perto da fronteira com a Turquia.

Um acordo de trégua anunciado na quinta-feira implica uma retirada das forças curdas da região de fronteira em troca da interrupção da ofensiva, iniciada por Ancara em 9 de outubro.

Em poucos dias, as forças turcas e seus aliados sírios conquistaram uma faixa de território de quase 120 quilômetros, da cidade de Tal Abyad até Ras al Ain.

dls-bek/tp/me/jvb/fp

Notícias