Opas diz que surto de sarampo na Venezuela está sob controle
Washington, 30 Jan 2020 (AFP) - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disse nesta quinta-feira que o surto de sarampo na Venezuela "está sob controle" dois anos e meio depois de serem relatados os primeiros casos desta doença infecciosa altamente contagiosa.
"Os novos casos confirmados se reduziram em 91% em 2019 em comparação com 2018", informou a OPS em um comunicado.
A Venezuela informou em julho de 2017 os primeiros casos de sarampo do surto atual, um genótipo originalmente relatado na Ásia e, mais tarde, na Europa.
Desde então e até o ano passado, a Venezuela notificou 7.054 casos confirmados de sarampo e 84 mortes. Em 2018, houve 5.779 casos confirmados e 75 mortes, enquanto em 2019 foram relatados 548 casos confirmados e três mortes, segundo os registros divulgados nesta quarta-feira.
"Agora, o principal desafio na Venezuela é garantir o abastecimento de vacinas e outros insumos, e manter as coberturas de vacinação acima de 95% em todo o país, algo fundamental para diminuir o risco de novos casos e prevenir surtos", disse a organização.
A Opas, que nos últimos anos pediu várias vezes para a Venezuela implementar um plano para frear a transmissão do sarampo, disse que para controlar o surto atual foram investidos 7 milhões de dólares, aportados pela própria OPS, a Organização Mundial da Saúde, os Estados Unidos, a União Europeia e o Canadá.
ad/yow/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.