Topo

EUA anuncia venda de 18 torpedos pesados a Taiwan

20/05/2020 21h31

Washington, 21 Mai 2020 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram a aprovação da venda de 18 torpedos pesados MK-48 a Taiwan no valor de 180 milhões de dólares - uma decisão que pode enfurecer a China.

O negócio "serve aos interesses econômicos e de segurança nacional, ao ajudar (Taiwan) a modernizar suas forças armadas e conservar uma capacidade de defesa confiável", informou o Departamento de Estado em nota.

Também ajudará a "manter a estabilidade política, o equilíbrio de forças e o progresso econômico da região", acrescentou a nota.

Os torpedos MK-48, concebidos para serem lançados de submarinos, não serão solicitados a nenhum fabricante, mas sairão do estoque da Marinha americana, informou o Departamento de Estado.

A China considera a ilha de Taiwan parte de seu território. Taiwan, por sua vez, que tem moeda, bandeira, Exército, diplomacia e governo próprios, está politicamente separada da China há 70 anos e apenas um punhado de países cada vez menor a reconhece como país independente.

Washington rompeu em 1979 relações diplomáticas com Taiwan para poder reconhecer Pequim como o único governo da China. No entanto, os Estados Unidos continuam sendo o aliado mais poderoso da ilha e seu maior fornecedor de armamento.

Recentemente, a China exortou a França a anular um contrato de armamento com Taiwan, por considerar que a transação poderia "danificar as relações sino-francesas".

sl/la/gm/dga/mvv