Topo

Rússia iniciou construção de seu primeiro bombardeiro furtivo

26/05/2020 13h21

Moscou, 26 Mai 2020 (AFP) - A Rússia começou a construir um protótipo de seu primeiro bombardeiro furtivo, capaz de voar sem ser detectado por radar, anunciou nesta terça-feira a agência de notícias pública TASS.

Segundo fontes da indústria de defesa citadas pela TASS, os materiais estão sendo entregues e a construção da cabine já começou.

"A montagem final deve ser concluída em 2021", disse uma dessas fontes. A entrada em serviço levará vários anos.

Em dezembro, o vice-ministro da Defesa, Alexei Krivorutchko, indicou que o projeto estava sendo gerenciado pela lendária fabricante russa Tupolev, subsidiária da Companhia Aeronáutica Unificada (UAC).

Contactado pela AFP, a UAC se recusou a comentar as informações e Tupolev não reagiu até o momento.

Segundo a imprensa russa, o avião tem um design de "asa voadora" semelhante ao dos bombardeiros furtivos americanos, viajará um pouco abaixo da velocidade do som e será capaz de transportar mísseis de cruzeiro e armas hipersônicas.

Será a resposta russa ao novo bombardeiro furtivo americano B-21, em desenvolvimento e que entrará em serviço em 2025, substituindo os B-2, desenvolvidos durante a Guerra Fria e até agora apresentados como a aeronave mais eficiente em sua categoria.

A China também está trabalhando no desenvolvimento de um bombardeiro furtivo de longo alcance, o Xian H-20. Segundo a mídia chinesa, ele poderá fazer sua primeira aparição pública em novembro.

as-pop/tbm/pcm/mab/mb