Topo

Bolsonaro anuncia que deu positivo para o coronavírus

07/07/2020 13h01

Brasília, 7 Jul 2020 (AFP) - O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (7) que deu positivo para o teste de coronavírus, mas garantiu que está "perfeitamente bem", com sintomas leves.

O presidente, de 65 anos, fez o anúncio de sua residência oficial em Brasília.

"Começou domingo, com uma certa indisposição, se agravou na segunda-feira, com cansaço, indisposição e febre de 38 graus", descreveu, informando que "a equipe médica decidiu dar hidroxicloroquina e aztromicina".

Desde o início da pandemia, o presidente minimizou a doença e participou de vários eventos públicos sem máscara. Também criticou as medidas de isolamento social implementadas em vários estados, devido ao seu impacto econômico.

"Estou bem", disse ele, dando vários passos para trás e removendo a máscara para mostrar o rosto para as câmeras.

"Estou bem, estou normal. Em comparação a ontem [segunda], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas não vou fazê-lo por recomendação médica, mas eu estou muito bem", afirmou.

Nos últimos dias, Bolsonaro vetou vários artigos da lei sobre o uso de máscaras faciais em locais públicos para enfrentar a pandemia no Brasil, o segundo país em número de mortes e casos confirmados, depois dos Estados Unidos.

De acordo com o último balanço oficial, 1,6 milhão de pessoas foram contaminadas, e 65.487 morreram de COVID-19 no Brasil.

Bolsonaro já havia feito três testes para detectar o coronavírus.

Em maio, foi forçado pelo Supremo Tribunal a entregar o resultado, que deu negativo.

No sábado, Bolsonaro sobrevoou as áreas afetadas por um ciclone que deixou vários mortos em Santa Catarina.

À tarde, publicou fotos nas redes sociais com o rosto descoberto, junto com vários ministros e o embaixador de Washington em Brasília, Todd Chapman, durante um almoço em comemoração pelo 4 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos.

mel/js/mr/tt