Topo

Presidente sérvio culpa 'manifestantes criminosos' por protestos em Belgrado

09/07/2020 12h10

Belgrado, 9 Jul 2020 (AFP) - O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, responsabilizou nesta quinta-feira (9) "manifestantes criminosos" pelos violentos confrontos na noite de ontem, em Belgrado, nos quais vários policiais e manifestantes ficaram feridos.

"Prometi que protegeríamos a paz e a estabilidade, apesar dos ataques violentos de manifestantes criminosos", disse ele no avião que o levava para Paris para uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Fontes médicas, citadas pelo canal N1, relataram 19 policiais e 17 manifestantes feridos.

Uma multidão se reuniu diante do Parlamento na quarta-feira para protestar contra a retomada de um toque de recolher completo no fim de semana, com o objetivo de combater o ressurgimento da pandemia de COVID-19.

A Sérvia tem mais de 17.000 casos da doença e 340 óbitos, conforme dados oficiais.

Após os protestos da noite de terça-feira, o presidente voltou atrás, dizendo que a decisão final sobre o assunto caberia a seu governo, mas não conseguiu acalmar as coisas.

Ontem, o movimento conquistou outras cidades da Sérvia, como Novi Sad (norte), Nis (sul) e Kragujevac (centro), onde as instalações do Partido de Progresso da Sérvia (SNS), de Vucic, foram atacadas.

Os manifestantes acusam o governo de Vucic de ter facilitado uma segunda onda da pandemia no país, ao suspender o confinamento, de forma rápida e precipitada, para organizar as eleições de 21 de junho. O SNS teve uma ampla vitória nas urnas.

mat/at/mab/mb/tt