Topo

Esse conteúdo é antigo

Uso de máscara será obrigatório em lugares públicos fechados na França a partir de segunda-feira

Estátuas usam máscara para se "proteger" do novo coronavírus; ao fundo, a Torre Eiffel, em Paris, na França - Mehdi Taamallah - 4.mai.2020/NurPhoto via Getty Images
Estátuas usam máscara para se 'proteger' do novo coronavírus; ao fundo, a Torre Eiffel, em Paris, na França Imagem: Mehdi Taamallah - 4.mai.2020/NurPhoto via Getty Images

Em Paris (França)

18/07/2020 15h23

O uso da máscara será obrigatório a partir da próxima segunda-feira em lugares públicos fechados na França, no intuito de frear o aumento das contaminações de COVID-19, anunciou neste sábado (18) o ministro da Saúde, Olivier Véran.

"Isso engloba os comércios, os estabelecimentos que recebem público, mercados cobertos, bancos. As medidas pessoais de prevenção e os exames médicos seguem sendo essenciais para lutar de maneira eficaz contra o vírus", informou o ministro pelo Twitter.

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou em 14 de julho que a obrigação de usar a máscara entraria em vigor a partir de 1º de agosto, mas a data foi rapidamente adiantada diante das críticas da comunidade médica, que alertou para os "sinais" de uma retomada da epidemia de COVID-19 e do relaxamento das medidas pessoais de prevenção.

Na França, a taxa de reprodução efetiva do vírus cresceu levemente para acima de 1 desde a primeira semana de julho e se encontra atualmente em 1,2, segundo a Agência Nacional de Saúde Pública do país. Isso significa que cada doente contamina em média 1,2 pessoas, aumentando a propagação do vírus.