Topo

Recuperação de Navalny levará muito tempo, afirma porta-voz

25/09/2020 06h18

Moscou, 25 Set 2020 (AFP) - A recuperação do líder opositor russo Alexei Navalny, vítima de acordo com três laboratórios de um envenenamento com um agente neurotóxico, levará "muito tempo", afirmou sua porta-voz.

"É lógico, a convalescença de Alexei ainda vai demorar muito tempo", disse Kira Iarmych em um programa no Youtube.

Relacionadas

"Navalny permanece na Alemanha no momento, passará por uma recuperação. Está claro que não é questão de dias, e provavelmente nem de algumas semanas", completou.

O ativista anticorrupção, crítico ferrenho do Kremlin, de 44 anos, ficou gravemente doente em 20 de agosto a bordo de um avião na Sibéria.

Três laboratórios europeus chegaram à conclusão de que ele foi envenenado com um agente nervoso do tipo Novichok, desenvolvido com fins militares na época soviética, e os países ocidentais pediram à Rússia que apresente explicações e investigue o caso. Moscou rejeita todas as acusações.

O líder opositor recebeu alta na terça-feira do Hospital Charité de Berlim, onde permaneceu internado por um mês. O Kremlin afirmou que ele é "livre" para voltar à Rússia.

Nas redes sociais, Alexei Navalny relatou seu difícil retorno a uma vida normal.

"O plano é sempre simples: ver um fisioterapeuta todos os dias. Talvez um centro de reabilitação. Aguentar em uma perna. Recuperar totalmente o controle dos meus dedos. Manter o equilíbrio", escreveu na quarta-feira no Instagram, ao lado de uma foto que o mostra sentado em um banco de um parque.

De acordo com a porta-voz, quando Navalny estava em coma no fim de agosto, a justiça russa congelou suas contas e a parte que possui de seu apartamento.

As medidas, segundo Iarmych, estão relacionadas com uma disputa entre o empresário Yevgueni Prigózhin, próximo ao Kremlin, e Navalny e uma de suas aliadas, Liubov Sobol.

rco/alf/pc/mar/fp

GOOGLE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Recuperação de Navalny levará muito tempo, afirma porta-voz - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias