Laboratório Lilly suspende teste clínico de tratamento experimental contra covid-19
Washington, 13 Out 2020 (AFP) - O grupo farmacêutico norte-americano Eli Lilly anunciou nesta terça-feira (13) a suspensão de um teste clínico de seu tratamento experimental com anticorpos contra covid-19 por razões de segurança não especificadas.
"Sabemos que, como precaução, o comitê independente de vigilância sanitária do estudo ACTIV-3 recomendou uma pausa no recrutamento", disse um porta-voz em uma mensagem à AFP, referindo-se a um estudo conduzido com pacientes hospitalizados com covid-19 .
"O Lilly apoia a decisão do comitê independente de garantir prudentemente a segurança dos pacientes que participam do estudo", acrescentou.
O tratamento é semelhante ao recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, logo após o aparecimento dos sintomas de covid-19.
São anticorpos sintéticos injetados por via intravenosa e fabricados especificamente para neutralizar o coronavírus responsável pela doença, substituindo de fato o sistema imunológico.
Trump recebeu anticorpos fabricados pela empresa americana Regeneron e elogiou sua eficácia após sua alta hospitalar, prometendo autorizá-los para todos os pacientes e distribuí-los gratuitamente.
As duas empresas solicitaram na semana passada à FDA, agência reguladora de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, mas o organismo deve primeiro verificar sua segurança e o potencial de efeitos colaterais graves.
A declaração do Eli Lilly não indicou se os outros ensaios que atualmente testam anticorpos sintéticos também foram suspensos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.