Topo

Kamala Harris suspende viagens por casos de covid-19 em sua comitiva

15/10/2020 20h57

Washington, 15 Out 2020 (AFP) - A candidata democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, suspendeu seus deslocamentos até domingo, após dois casos de covid-19 em sua comitiva, com os quais a senadora não teve "contato próximo", anunciou a equipe democrata nesta quinta-feira.

Horas depois, o próprio candidato democrata à presidência revelou ter descoberto que um membro da tripulação de seu avião testou positivo. Mas, seguindo os conselhos de seu médico particular, optou por não interromper a campanha.

Biden, de 77 anos e ex-vice-presidente de Barack Obama, testou negativo na quarta-feira à noite.

"Este membro da tripulação estava no avião comigo, mas estava a mais de 15 metros de mim", escreveu Biden em sua conta no Twitter.

"Nenhum membro da minha equipe esteve em contato com esse integrante da tripulação. Meus doutores me aconselharam que não era necessário respeitar uma quarentena", completou.

No caso de Kamala Harris, As duas pessoas que testaram positivo para o coronavírus foram um membro da tripulação de seu avião e a diretora de comunicação da candidata à vice-presidência, Liz Allen, informou a chefe de campanha de Biden, Jen O'Malley Dillon, em comunicado.

Harris não precisa ficar em quarentena, mas "por precaução e de acordo com o compromisso de nossa equipe de campanha (...) estamos cancelando os deslocamentos da senadora Harris até domingo, 18 de outubro", disse O'Malley Dillon.

As duas pessoas que testaram positivo para o coronavírus viajaram de avião com a senadora democrata em 8 de outubro.

Segundo a equipe de campanha democrata, Kamala Harris já realizou dois testes de PCR, todos com resultado negativo.

A senadora democrata não manteve contato com os dois indivíduos "nas 48 horas anteriores ao teste positivo", especifica.

Este anúncio é a mais recente reviravolta em uma campanha presidencial virada de cabeça para baixo pela pandemia de covid-19, duas semanas após o presidente Donald Trump testar positivo.

bur-ad/mr/am