Topo

Esse conteúdo é antigo

Netanyahu ordena construção de 800 residências em colônias na Cisjordânia

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu emitiu ordem hoje sobre a construção de habitações - Ammar Awad/File Photo/Reuters
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu emitiu ordem hoje sobre a construção de habitações Imagem: Ammar Awad/File Photo/Reuters

11/01/2021 10h39Atualizada em 11/01/2021 11h18

Jerusalém, 11 Jan 2021 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou nesta segunda-feira (11) a construção de 800 novas residências em colônias na Cisjordânia ocupada, poucos dias antes da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, crítico ao avanço de Israel nos territórios palestinos.

Em campanha eleitoral para as eleições legislativas de 23 de março, Netanyahu ordenou "avançar na construção de cerca de 800 casas na Judeia e Samaria", nome pelo qual Israel se refere à Cisjordânia, território palestino ocupado desde 1967 pelo Exército israelense, segundo um declaração do gabinete do chefe do governo.

De acordo com o projeto de expansão promovido por Netanyahu, mais de 100 casas serão construídas em Tal Menashé, uma colônia no norte da Cisjordânia onde uma franco-israelense foi encontrada morta em dezembro. De acordo com o serviço de segurança interna israelense Shin Beth, um palestino admitiu ter matado Esther Horgen.

Mais de 200 casas serão construídas em Rehalim e Nofei Nehamia (norte), e Netanyahu "pediu para submeter à aprovação do conselho superior de planejamento a construção de 400 casas adicionais" em outras colônias como Beit El, perto de Ramallah, ou Shavei Shomron (norte).

Mais de 450.000 israelenses vivem em assentamentos, considerados ilegais pelo direito internacional, na Cisjordânia, habitada por 2,8 milhões de palestinos.