Topo

Esse conteúdo é antigo

Família indiana de Kamala Harris espera vê-la chegar à presidência americana

Kamala Harris se tornou a primeira mulher a chegar à vice-presidência dos EUA Imagem: Getty Images

21/01/2021 11h58

Membros da família de Kamala Harris na Índia assistiram de perto sua posse como vice-presidente dos Estados Unidos pela televisão, mas esperam vê-la, pessoalmente, assumir a presidência daqui a quatro anos.

Harris se tornou a primeira mulher a chegar à vice-presidência dos Estados Unidos na quarta-feira. Negra e originária do sudeste asiático, ela nasceu na Califórnia, mas foi trazida várias vezes à Índia por sua mãe quando criança, e seus laços com esse país reanimaram seus 1,3 bilhão de habitantes.

Relacionadas

"Espero que ela faça um trabalho tão excelente que dentro de quatro anos será automaticamente nomeada como candidata democrata e ganhe a presidência", afirmou o tio de Harris, Gopalan Balachandran.

Balachandran não pôde comparecer à cerimônia de posse na quarta-feira em Washington por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Teria sido bom estar lá", afirmou o tio de Kamala Harris à AFP, mas ele espera viajar para os Estados Unidos no futuro, se for vacinado.

A imprensa dos Estados Unidos mencionou um possível pacto segundo o qual o presidente Joe Biden (78 anos) teria prometido exercer um único mandato para deixar o caminho livre para Harris, e que ela pudesse se apresentar como candidata pelo Partido Democrata nas próximas eleições presidenciais.

A filha de Balachandran, Sharada Balachandran Orihuela, professora de inglês na Universidade de Maryland, pôde comparecer à cerimônia e foi fotografada ao lado de Harris.

Horas antes do evento, Harris (56 anos) publicou um vídeo no Twitter elogiando as mulheres que a inspiraram, incluindo sua mãe, Shymala Gopalan, especialista em câncer de mama nascida na Índia, já falecida.

"Ela [Kamala] fez tudo por si só. No mínimo, seu exemplo foi sua mãe", conta Balachandran.

Na cidade da família de Thulasendrapuram, no estado de Tamil Nadu, eles comemoraram a posse da vice-presidente dos Estados Unidos com fogos de artifício, aplausos e vivas durante o juramento de Harris.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, parabenizou Harris e declarou que sua posse foi um "momento histórico".

Modi disse que estava "ansioso para conversar com ela para fortalecer as relações" entre a Índia e os Estados Unidos.

"A parceria Índia-EUA é benéfica para o nosso planeta", acrescentou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Família indiana de Kamala Harris espera vê-la chegar à presidência americana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional