Parlamento Europeu votará acordo comercial pós-Brexit em 27 de abril
A votação do acordo sobre a relação comercial pós-Brexit entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido estará na ordem do dia da plenária do Parlamento Europeu em 27 de abril, anunciou nesta quinta-feira (22) o porta-voz da instituição.
O acordo, alcançado em dezembro de 2020, é aplicado de forma provisória até que a UE complete o processo formal de ratificação, mas o prazo de implementação temporário expira em 30 de abril.
De acordo com o porta-voz, Jaume Duch, a votação será seguida por uma resolução parlamentar.
A partir de fevereiro, os eurodeputados adiaram a decisão de ratificar formalmente o tratado, em meio a tensões pelas consequências do Brexit na Irlanda do Norte, onde foram registrados incidentes violentos.
Em particular, os eurodeputados expressaram irritação com a decisão britânica de prorrogar de forma unilateral, até 1 de outubro, os controles de mercadorias que entram na Irlanda do Norte.
O Acordo de Retirada, que administra a saída britânica do Reino Unido, prevê mecanismos específicos para evitar a implementação de uma fronteira física na Irlanda.
Em 15 de abril, no entanto, em uma sessão conjunta as comissões de Comércio e das Relações Exteriores do Parlamento autorizaram a ratificação do acordo.
"Acompanhamos muito de perto a aplicação do Acordo de Retirada e o acordo comercial", afirmou o eurodeputado conservador Christophe Hansen.
"Não hesitaremos em pedir à Comissão que atue se descobrirmos que os dispositivos do acordo não estão sendo respeitados", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.