Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa belga foi infectada por duas variantes da covid

Coronavírus: infecção por duas variantes - Reprodução/Getty Images
Coronavírus: infecção por duas variantes Imagem: Reprodução/Getty Images

10/07/2021 19h37

Pesquisadores belgas relataram neste sábado (10) o caso inédito de uma nonagenária que morreu em março de covid, após ter sido infectada simultaneamente por duas variantes diferentes, a Alpha (britânica) e a Beta (sul-africana), um fenômeno "subestimado".

"Este é um dos primeiros casos documentados de coinfecção com duas variantes preocupantes do SARS CoV 2", disse a autora do estudo, a bióloga molecular Anne Vankeerberghen, citada em um comunicado do ECCMID (Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas).

No Brasil, dois casos de pessoas infectadas por duas variantes diferentes foram relatados em janeiro em um estudo "ainda não publicado em revista científica", explicou o ECCMID.

Em 3 de março, a mulher de 90 anos, sem antecedentes médicos em particular e não vacinada, foi internada em um hospital na cidade belga de Aalst após várias quedas, de acordo com este estudo de caso, apresentado no congresso e revisado por seus pares no comitê de seleção.

A idosa, que testou positivo para covid ao chegar, apresentava inicialmente "um bom nível de saturação de oxigênio e nenhum sinal de dificuldade respiratória", segundo o ECCMID. No entanto, ela "rapidamente desenvolveu sintomas respiratórios graves e morreu cinco dias depois", afirma a nota.

De acordo com a bióloga do hospital OLV em Aalst, "é difícil dizer se a infecção por duas variantes desempenhou um papel na rápida deterioração da condição do paciente".

Alpha e Beta

Em extensos testes e mediante sequenciamento, o hospital descobriu que ela havia sido infectada com duas cepas do vírus que causa a covid: uma originária do Reino Unido, chamada Alpha, e a outra inicialmente detectada na África do Sul, chamada Beta.

"As duas variantes estavam circulando na Bélgica na época (março de 2021), então é provável que a mulher tenha sido infectada por duas pessoas diferentes. Infelizmente não sabemos como ela foi contaminada", acrescentou Vankeerberghen.

Até o momento, "não há nenhum outro caso publicado" de infecção com duas variantes, apontou a pesquisadora, que considera crucial continuar o sequenciamento e o estudo de um fenômeno "provavelmente subestimado".