Topo

Esse conteúdo é antigo

'Distúrbios' deixam um morto no oeste do Irã

23/07/2021 06h26

Teerã, 23 Jul 2021 (AFP) - Uma pessoa morreu, e duas foram baleadas na noite de quinta-feira (22) no Irã, em "distúrbios" na província de Lorestão, no oeste do país - anunciou o Iribnews, portal de Internet da televisão estatal.

"Ontem à noite, explodiram distúrbios em algumas ruas de Aligudarz [na província de Lorestão] por várias horas", disse o canal público.

Segundo a mesma fonte, os incidentes começaram "sob o pretexto de problemas de água no Khuzistão", no sudoeste, onde pelo menos três pessoas morreram desde a semana passada em meio a tensões por falta de água.

"Tiros suspeitos foram disparados por elementos desconhecidos", escreveu o Iribnews, acrescentando que "as forças de segurança foram às ruas de Aligudarz para enfrentar os agitadores".

A fonte não especificou se os distúrbios foram entre moradores e policiais, mas afirma que a situação "se acalmou".

É a primeira vez que a mídia iraniana fala de protestos ou vítimas fora do Khuzistão desde o início das tensões nesta província.

O Khuzistão, onde estão os principais campos de petróleo do país, é afetado desde o final de março por uma seca que gerou manifestações em várias cidades.

Uma importante minoria árabe vive no Khuzistão. A população se queixa, regularmente, que é ignorada pelas autoridades.

A província foi um dos focos da onda de protestos - reprimidos com violência - contra o poder em novembro de 2019.

ap/kam/feb/mar/pc/tt