Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA se retira de Cabul e a comparação com Saigon é inevitável

13/08/2021 15h12

Washington, 13 Ago 2021 (AFP) - O envio de milhares de soldados americanos ao Afeganistão para retirar os civis de Cabul, ameaçados pelas vitórias do Talibã, trouxe à tona nos Estados Unidos a dolorosa memória da queda de Saigon em 1975.

A foto que imortalizou a derrota americana no Vietnã, mostrando refugiados subindo em um helicóptero no telhado de um prédio, reapareceu nas redes sociais após o anúncio do Pentágono de mobilizar até 8.000 soldados para conseguir a evacuação de civis da capital afegã.

Devido à "aceleração das ofensivas militares dos talibãs" e ao "aumento da violência e instabilidade", Washington decidiu "reduzir ainda mais" sua presença diplomática em Cabul, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Para realizar esta retirada de diplomatas, o Pentágono enviará 3.000 soldados ao aeroporto internacional da capital afegã, disse seu porta-voz John Kirby.

Outros mil serão enviados ao Catar para apoio técnico e logístico, enquanto entre 3,5 mil e 4 mil ficarão no Kuwait para enfrentar um possível agravamento da situação.

O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, atacou o governo do democrata Joe Biden por essas decisões.

"O Afeganistão está caminhando para um desastre enorme, previsível e evitável. E as tentativas surreais do governo de defender as políticas perigosas do presidente Biden são francamente humilhantes", trovejou em um comunicado.

"As decisões do presidente Biden nos levam a um resultado ainda pior do que a humilhante queda de Saigon em 1975", acrescentou.

- Comparação? -No entanto, desde o anúncio em meados de abril da retirada total das forças estrangeiras do Afeganistão até 11 de setembro, o governo Biden fez todo o possível para evitar paralelos com o Vietnã.

Recentemente, Biden afirmou que não havia nenhum ponto de comparação possível entre deixar o Afeganistão e o doloroso fim da guerra do Vietnã.

"Não haverá ninguém que precise ser evacuado por via aérea do telhado da embaixada americana no Afeganistão. Não é nada comparável", disse ele.

"Posso estar errado, não podemos prever o futuro, mas não vejo Saigon 1975 no Afeganistão", acrescentou o chefe do Estado-Maior, o general Mark Milley, dois dias depois.

"O Talibã não é o exército norte-vietnamita", acrescentou ele com desdém.

Questionado repetidamente na quinta-feira sobre a nova missão militar dos EUA em Cabul, John Kirby se recusou a chamá-la de "operação de evacuação de não combatentes", conhecida como NOE no jargão militar.

Ele também indicou que esta operação não tinha nome e evitou falar em evacuações.

A missão "NOE" mais famosa foi a Operação Frequent Wind, durante a qual mais de 7.000 civis vietnamitas foram evacuados de Saigon em 29 e 30 de abril de 1975 por helicóptero.

Questionado sobre a imagem que daria a saída de diplomatas americanos sob proteção militar e a inevitável comparação com a queda de Saigon, Kirby tentou destacar as diferenças com o Vietnã.

"Não estamos abandonando as forças afegãs. Não estamos eliminando completamente nossa presença diplomática no terreno", respondeu ele.

O Talibã controla quase metade das capitais provinciais afegãs e anunciou que havia capturado Kandahar, a segunda maior cidade do país.

sl/iba/dg/gm/mr