Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova-iorquinos tentam reparar danos após chuvas recorde

02/09/2021 15h25

Nova York, 2 Set 2021 (AFP) - Os nova-iorquinos começaram a limpar casas e empresas inundadas e remover escombros e carros nesta quinta-feira (2), depois que chuvas recordes pegaram grande parte da "Big Apple" de surpresa e causaram graves inundações por causa da tempestade Ida.

Sob um céu azul após horas de mau tempo, moradores chocados observaram os danos de uma noite caótica que deixou pelo menos 14 mortos.

Muitos cidadãos aproveitaram a melhora do clima para limpar calçadas e ruas, com galhos e objetos espalhados pela tempestado.

"Uma árvore de dez toneladas desabou no meu carro. Meu carro está totalmente destruído", disse Jonas Sigle à AFP enquanto olhava para os restos do veículo do lado de fora de sua casa no Upper West Side da ilha de Manhattan.

"Uau, isso foi incrível!", exclama seu vizinho surpreso, Michael Price.

A uma curta distância, Metodija Mihajlov inspecionava o porão de seu restaurante, que foi inundado com sete centímetros de água na noite de quarta-feira.

"Quando começou a chover, meus meninos me chamaram e decidimos fechar o restaurante e cortar a luz. Todos foram embora", disse o empresário. "Nunca tinha visto tanta chuva. Era como viver na selva, como a chuva tropical", explicou.

"Felizmente, nada foi danificado. Assim que parou de chover, a água escorreu", disse Mihajlov à AFP.

No bairro de Brooklyn, Rebecca Stronger tirava água do porão e do primeiro nível de sua clínica veterinária.

"Todos estivemos presentes, todos limpamos e fizemos nosso trabalho", disse ela à AFP.

- Dor profunda -O recorde de 80 milímetros de chuva no famoso Central Park em apenas uma hora quebrou o recorde estabelecido no mês passado durante a tempestade tropical Henri.

A inundação reacendeu as memórias do furacão Sandy, uma tempestade mais poderosa que deixou grande parte de Manhattan sem energia e inundou totalmente o metrô em 2012.

Precisamente, os serviços de metrô pararam na noite de quarta-feira, mas lentamente começaram a funcionar novamente na manhã de quinta-feira.

Muitos nova-iorquinos postaram vídeos nas redes sociais mostrando água descendo em cascata pelas escadas e apartamentos.

O balanço oficial das autoridades elevou o número de mortes de oito para 14 na quinta-feira. As vítimas tinham entre 2 e 86 anos e foram encontradas em propriedades nos bairros de Queens e no Bronx.

"Nossos corações doem pelas vidas perdidas na tempestade da noite passada", disse o prefeito da cidade, Bill de Blasio, que declarou estado de emergência na noite de quarta-feira, em um post no Twitter.

bur-pdh / dw /llu/mr/ap