Topo

Esse conteúdo é antigo

Advogado dos EUA planejou o próprio assassinato é acudaso de fraude

16/09/2021 19h28

Washington, 16 Set 2021 (AFP) - Um influente advogado americano, cuja esposa e filho foram assassinados, foi acusado nesta quinta-feira (16) de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar, sem sucesso, seu próprio assassinato.

Alex Murdaugh, de 53 anos, se entregou à polícia da Carolina do Sul, esta manhã.

Horas depois, um juiz o colocou em liberdade condicional mediante o pagamento de uma fiança de 20 mil dólares.

O advogado negou responsabilidade na morte da esposa, Maggie, de 52 anos, e do filho Paul, de 22, a quem encontrou com o corpo crivado de balas em 7 de junho fora do pavilhão de caça da família.

Mas, ele admitiu ter pedido a um ex-cliente que atirasse nele para que seu filho mais novo, sobrevivente, pudesse obter 10 milhões de dólares de um seguro de vida.

O atirador o feriu na cabeça em 4 de setembro, mas Alex Murdaugh sobreviveu.

Na audiência desta quinta-feira, seu advogado, Dick Harpootlian, afirmou que seu cliente sofreu durante 20 anos de uma dependência severa em opiáceos. "A morte de sua esposa e filho o fizeram explodir", disse.

Enquanto espera seu julgamento pela fraude frustrada, Murdaugh será submetido a um tratamento de desintoxicação.

Seus problemas legais provavelmente não vão parar aí.

A polícia da Carolina do Sul também está investigando acusações de sonegação em um escritório de advogados e uma investigação acaba de ser aberta sobre a morte de sua empregada doméstica em 2018.

- Mortes suspeitas -Nesta época, Murdaugh explicou que Gloria Satterfield, que trabalhou para a família por mais de 20 anos, caiu das escadas depois de tropeçar em um cão e sua morte foi classificada como "natural".

"A partir de um pedido do médico legista do condado de Hampton e da informação recebida em relação a outras investigações que envolvem Alex Murdaugh", a polícia anunciou na quarta-feira a abertura de investigações criminais.

Além disso, em junho já tinha sido reaberta uma investigação sobre a morte de um jovem de 19 anos, Stephen Smith, cujo corpo foi encontrado em 2015 em uma estrada perto da casa de Murdaugh, com sinais visíveis de atropelamento.

A polícia explicou ter tomado esta decisão após receber informação como parte de uma investigação sobre os assassinatos de Maggie e Paul Murdaugh, sem dar mais detalhes.

O duplo homicídio continua sem esclarecimento.

A tradição da família de Alex Murdaugh, cujo pai, o avô e o bisavô ocuparam os cargos de promotor durante 87 anos, alimentou as suspeitas sobre uma possível indulgência das forças de ordem neste caso.

A imprensa também lembrou que seu filho, Paul, sofreu um acidente de navegação em 2019, durante o qual uma jovem morreu.

Paul tinha sido acusado de "conduzir um barco em estado de embriaguez com resultado de morte", mas seu julgamento nunca foi agendado. Sua morte pôs fim ao processo.

cl/dw/gm/yow/rpr/mvv