Topo

Esse conteúdo é antigo

Blinken chama França de 'parceiro vital' após divergência sobre Austrália

16/09/2021 16h55

Washington, 16 Set 2021 (AFP) - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta quinta-feira (16) que a França é um "parceiro vital" na Ásia, após Paris se enfurecer com uma aliança entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália que impede a venda de submarinos franceses para este último país.

"Quero enfatizar que não existe uma divisão regional que separe os interesses de nossos parceiros do Atlântico e do Pacífico", afirmou o chefe da diplomacia americana a repórteres. "A França, em particular, é um parceiro vital nisso", acrescentou.

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália anunciaram uma nova aliança, denominada AUKUS, por meio da qual a Austrália será o segundo país a obter submarinos nucleares com tecnologia americana.

Camberra rompeu um acordo para adquirir submarinos convencionais franceses a um custo de 36,5 bilhões de dólares.

Blinken disse que os Estados Unidos apoiam firmemente a Austrália, que vem enfrentando uma pressão crescente da China.

"Pequim viu nos últimos meses que a Austrália não recuará e que ameaças de retaliação econômica e pressão simplesmente não funcionarão", afirmou.

"Os Estados Unidos não deixarão a Austrália sozinha em campo, ou melhor, na quadra", completou usando metáforas esportivas.

sct/bgs/gm/yow/ic/mvv