PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

EUA esperam manter 'aliança sólida' com futuro governo alemão

27/09/2021 17h29

Washington, 27 Set 2021 (AFP) - Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (27) que esperam manter relações estreitas com o governo da Alemanha que se formar após as eleições gerais deste domingo.

Washington "aguarda o resultado das negociações para formar o próximo governo alemão. Também esperamos manter nossa sólida aliança com a Alemanha em muitas questões-chave de interesse mútuo", disse a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Jalina Porter.

O governo de Joe Biden manteve um relacionamento próximo com a chanceler cessante, Angela Merkel, a veterana líder alemã, que teve atritos com o ex-presidente Donald Trump.

A Alemanha, polo de estabilidade sob o mandato de Merkel, enfrenta um período de incertezas, em que dois candidatos buscam formar um governo após o resultado apertado das eleições deste domingo.

Com 25,7% dos votos, Olaf Scholz, líder do partido de centro-esquerda SPD, quer se tornar chanceler. Seu rival de centro-direita da CDU/CSU, Armin Laschet, recusa-se a jogar a toalha, embora seu campo tenha obtido 24,1% dos votos, um resultado historicamente baixo para essa formação conservadora.

sct/caw/dga/gm/ic/lb