Laboratório é acusado de erros durante testes da vacina Pfizer
Paris, 3 Nov 2021 (AFP) - Uma empresa terceirizada contratada pela Pfizer Pharmaceuticals para conduzir uma pequena parte dos testes clínicos da sua vacina anticovid-19 cometeu vários erros durante os testes, de acordo com um artigo publicado pelo British Medical Journal, que cita uma ex-funcionária.
A empresa de testes clínicos Ventavia, com sede no Texas, contratada pela Pfizer no ano passado para avaliar a eficácia de sua vacina, "falsificou dados" e "não rastreou efeitos colaterais", de acordo com o artigo publicado na terça-feira.
A Ventavia desempenhou apenas um pequeno papel nos testes da vacina, desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a empresa alemã BioNTech.
A empresa sediada no Texas testou cerca de 1.000 pessoas, enquanto a vacina foi testada em um total de cerca de 44.000 pessoas em todo o mundo.
Esses testes, que mostraram eficácia especialmente elevada, levaram à aprovação da vacina em muitos países, incluindo Estados Unidos e na União Europeia.
A fonte principal do artigo do BMJ é uma ex-funcionária da Ventavia, Brook Jackson, que trabalhou na empresa em questão por duas semanas durante os testes da vacina Pfizer/BioNTech antes de ser despedida.
jdy/ito/may/dch/pc/mb/mr
PFIZER
BioNTech
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.