PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
2 meses

Oposição portuguesa de direita elege novo líder

27/11/2021 08h50

Lisboa, 27 Nov 2021 (AFP) - Os militantes do principal partido de oposição de centro-direita em Portugal elegem neste sábado (27) um novo líder que terá que se opor ao primeiro-ministro socialista Antonio Costa nas legislativas antecipadas de 30 de janeiro.

Essas eleições internas para liderar o Partido Social-Democrata (PSD, centro-direita), que são uma espécie de primárias da direita, terão dois candidatos: o atual presidente do partido e ex-prefeito de Porto, Rui Rio, e o eurodeputado Paulo Rangel.

Cerca de 50.000 afiliados poderão participar nessas votações em todo o país e os resultados serão anunciados neste sábado à noite.

O vencedor assumirá o cargo em um congresso do partido em meados de dezembro em Lisboa e terá o desafio de liderar o partido nas eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro, convocadas após a ruptura entre o governo socialista de Antonio Costa e seus ex-aliados da esquerda radical devido ao orçamento do país.

Essas legislativas serão as terceiras eleições organizadas em Portugal em um ano, após as presidenciais de janeiro e as municipais de setembro.

lf/thm/bl/me/aa