Topo

Esse conteúdo é antigo

Juízes da Suprema Corte dos EUA minimizam polêmica sobre uso de máscara

19/01/2022 17h39

Washington, 19 Jan 2022 (AFP) - Dois magistrados da Suprema Corte dos Estados Unidos negaram nesta quarta-feira (19) informações da imprensa sobre uma disputa no tribunal pelo uso de máscaras contra a covid-19.

"É falso", disseram o juiz Neil Gorsuch e sua colega, Sonia Sotomayor, em comunicado conjunto sobre um suposto pedido do uso obrigatório de máscaras na sala do tribunal.

A rádio estatal National Public Radio (NPR) reportou na terça-feira, citando fontes judiciais, que o presidente do mais alto tribunal, John Roberts, pediu aos outros oito juízes que usassem máscaras durante as discussões orais.

No entanto, o juiz Neil Gorsuch compareceu ao tribunal sem máscara, enquanto Sotomayor, que tem diabetes e senta-se ao lado dele, participou de audiências recentes de forma virtual de seu escritório.

Em sua declaração conjunta, os dois juízes afirmaram terem ficados "surpresos que se tenha relato que a juíza Sotomayor pediu ao juiz Gorsuch que usasse uma máscara".

"Embora possamos discordar sobre a lei às vezes, somos colegas e amigos calorosos", disse a nota.

A notícia da NPR não dizia que Sotomayor havia pedido a Gorsuch que usasse uma máscara, mas que Roberts, entendendo que Sotomayor poderia não se sentir segura, "de alguma forma pediu aos outros juízes que usassem máscaras".

Roberts negou a informação: "Eu nunca pedi ao juiz Gorsuch ou a qualquer outro juiz para usar uma máscara durante as audiências".

Gorsuch, um dos três juízes nomeados pelo ex-presidente republicano Doland Trump, foi fortemente criticado porque, pela segunda semana consecutiva, foi o único dos nove juízes da Suprema Corte a sentar-se com o rosto descoberto.

A Suprema Corte fechou completamente em março de 2020, e seus juízes realizaram audiências por telefone de suas casas durante meses. Em outubro, todos vacinados, se reuniram em Washington, muitas vezes sem máscara, antes que a medida voltasse a entrar em vigor após o surgimento da variante ômicron.

cl-chp/caw/llu/yow/ap/mvv