Topo

Esse conteúdo é antigo

Líderes do Egito e da Arábia Saudita comparecerão aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

28/01/2022 06h11

Pequim, 28 Jan 2022 (AFP) - O presidente do Egito, Abdel Fattah Al Sisi, e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, comparecerão à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 4 de fevereiro, informou a imprensa estatal chinesa.

A visita de ambos acontecerá em um contexto de "boicote diplomático" por parte dos Estados Unidos e de alguns de seus aliados ocidentais pelas violações dos direitos humanos na China, especialmente pelas acusações de abusos contra a minoria muçulmana dos uigures.

Entre as autoridades que já confirmaram presença estão o príncipe Albert II de Mônaco, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus, o presidente polonês Andrzej Duda e o sérvio Aleksandar Vucic, de acordo com o canal público CCTV.

A presença do presidente russo Vladimir Putin já havia sido confirmada.

A Rússia foi acusada de ter criado um sistema institucional de doping e está suspensa das grandes competições internacionais até o fim de 2022.

Os atletas russos considerados "limpos" do doping estão autorizados a competir, mas sob uma bandeira neutra.

As principais autoridades russas, incluindo Putin, estão, em tese, vetadas dos grandes evento esportivos, a menos que sejam convidadas pelo chefe de Estado do país anfitrião, o que aconteceu na China, que organizará uma reunião de alto nível entre os dois países em 4 de fevereiro.

ehl/bar/chc/an/pc/fp