Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa expressa 'grande pesar' por não poder viajar à África

02/07/2022 08h58

Cidade do Vaticano, 2 Jul 2022 (AFP) - O papa Francisco expressou seu "grande pesar" por não poder fazer sua viagem planejada à República Democrática do Congo (RDC) e ao Sudão do Sul, adiada indefinidamente em junho devido a dores no joelho.

"O Senhor sabe quão grande é o meu pesar por ter sido forçado a adiar esta tão desejada e esperada visita", disse o papa em uma mensagem de vídeo divulgada pelo Vaticano neste sábado.

"Mas não vamos perder a fé e alimentemos a esperança de nos encontrarmos o mais rápido possível", acrescentou.

O papa disse que seus pensamentos estavam na RDC, "na exploração, violência e insegurança que sofre, especialmente no leste do país".

"E penso no Sudão do Sul, no clamor pela paz de seu povo que, exausto pela violência e pela pobreza, espera fatos concretos do processo de reconciliação nacional".

"Queridos amigos congoleses e sul-sudaneses, as palavras neste momento não são suficientes para transmitir a proximidade que gostaria de expressar a vocês e o carinho que sinto por vocês", acrescentou.

Em 10 de junho, o Vaticano anunciou o adiamento da viagem, reavivando as preocupações com a saúde do pontífice.

Em abril, durante uma visita de dois dias a Malta, ele pareceu enfraquecido por problemas nas articulações e teve que usar uma plataforma elevatória para entrar e sair do avião.

Em maio, o Líbano anunciou o adiamento da visita de Francisco agendada para junho, alegando "razões de saúde".

No entanto, o papa confirmou que viajaria ao Canadá de 24 a 30 de julho.

Sofrendo de fortes dores no joelho direito, Francisco, que aparece em cadeira de rodas desde o início de maio, anunciou que estava passando por infiltrações, injeções de anti-inflamatórios à base de corticoides.

O pontífice também sofre de dores no quadril que o fazem mancar e em julho de 2021 foi submetido a uma operação no cólon.

glr/jg/pc/es/mr