Topo

Weah tentará reeleição à Presidência da Libéria

30/01/2023 18h47

O ex-jogador de futebol e presidente da Libéria, George Weah, anunciou, nesta segunda-feira (30), que vai se candidatar para um segundo mandato consecutivo nas eleições previstas para outubro.

"Meus queridos conterrâneos, logo irei a vocês para pedir que renovem [...] pela segunda vez o mandato que me concederam há seis anos", disse o ex-jogador, ganhador da Bola de Ouro em 1995, ao terminar seu discurso anual sobre o estado do país.

Weah, de 56 anos, prometeu assumir um segundo mandato "rico em oportunidades, um mandato para a transformação, um mandato para o desenvolvimento", mas, também, para consolidar o que foi conquistado.

Durante o seu discurso, o presidente deste país da África Ocidental defendeu sua gestão. "Permitam-me garantir a vocês que nossa nação é forte, nossa nação é estável, nossa nação está cheia de vida [...] nossa nação está em paz e é segura, e temos a intenção de mantê-la assim", disse.

Weah, o único africano a receber o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, foi eleito presidente no segundo turno das eleições de 2017.

Sua vitória trouxe grande esperança em um país assolado por guerras civis, que deixaram 250.000 mortos entre 1989 e 2003, e pela epidemia de ebola de 2014 a 2016.

Mais da metade dos 5 milhões de habitantes do país vive com menos de 2 dólares por dia, segundo o Banco Mundial.

Quando chegou ao poder, o ex-astro de Milan (ITA) e Paris Saint-Germain (FRA) prometeu criar empregos e investir na educação.

Seus opositores, no entanto, o acusam de não ter cumprido a totalidade de suas promessas e de não ter conseguido avanços na luta contra a corrupção.

bur-lal/emd/sag/ag/rpr/mvv

© Agence France-Presse