Topo

Esse conteúdo é antigo

'Triste', Biden promete ajuda dos EUA após terremoto na Turquia e na Síria

6.fev.2022 - Foto área mostra socorristas procuram vítimas e sobreviventes debaixo de destroços após terremoto Sarmada, no interior da província de Idlib, no noroeste da Síria  - Muhammad Haj Kadour/AFP
6.fev.2022 - Foto área mostra socorristas procuram vítimas e sobreviventes debaixo de destroços após terremoto Sarmada, no interior da província de Idlib, no noroeste da Síria Imagem: Muhammad Haj Kadour/AFP

06/02/2023 14h07Atualizada em 06/02/2023 14h38

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar "profundamente triste" pelo terremoto na Turquia e na Síria, que deixou pelo menos 2.300 mortos hoje, e prometeu ajuda aos dois países.

"Estou profundamente triste com a perda de vidas e a devastação causada pelo terremoto na Turquia e na Síria. Ordenei à minha equipe que continue monitorando de perto a situação, em coordenação com a Turquia, e forneça toda a assistência necessária", anunciou, em sua conta oficial no Twitter.

"Nossas equipes estão se mobilizando rapidamente para começar a apoiar os esforços de busca e resgate da Turquia e atender às necessidades dos feridos e deslocados pelo terremoto", acrescentou Biden, em um comunicado divulgado posteriormente pela Casa Branca.

Segundo a nota, o presidente pediu às autoridades americanas que se comunicassem com representantes turcos para coordenar a assistência e enfatizou que grupos humanitários apoiados pelos Estados Unidos estão respondendo, ante a devastação na Síria.

"Hoje, nossos corações e nossos mais profundos pêsames estão com todos os que perderam entes queridos preciosos, aqueles que estão feridos e aqueles que viram suas casas e negócios serem destruídos", completou a Casa Branca.