Topo

Esse conteúdo é antigo

Balanço do terremoto na Turquia e Síria supera 50.000 mortes

Casal escala os escombros de prédios desabados em Antakya, sul da Turquia, nesta segunda (20) - Sameer Al-Doumy/AFP
Casal escala os escombros de prédios desabados em Antakya, sul da Turquia, nesta segunda (20) Imagem: Sameer Al-Doumy/AFP

28/02/2023 10h37

Mais de 50.000 pessoas morreram na Turquia e na Síria vítimas do terremoto de 6 de fevereiro, de acordo com um balanço compilado pela AFP com base em várias fontes e que mostra um aumento do número de vítimas fatais em território sírio.

Na Síria, foram registrados 5.951 óbitos, conforme balanço elaborado com base em informações de diferentes fontes. Já o número mais recente divulgado pela Agência Pública de Gestão de Catástrofes da Turquia (Afad) chega a 44.374 mortos.

Assim, o terremoto deixou um total de 50.325 vítimas fatais nos dois países. 

O terremoto abalou várias regiões do norte e do oeste da Síria, um país fragmentado após quase 12 anos de conflito. 

Nas zonas controladas pelo governo, o Ministério sírio da Saúde contabilizou 1.414 mortes. 

Nas regiões fora de seu controle, na fronteira com a Turquia, as autoridades locais relataram 4.537 mortes.

O responsável pela Saúde nessas regiões, Maram al-Sheikh, disse à AFP, nesta terça, que baseava seus dados em informações divulgadas por hospitais, centros médicos, Defesa Civil e governos locais, que documentaram o enterro das vítimas, sem que estas tenham passado pelo hospital.

Desde 6 de fevereiro, usou em seu balanço números repassados pelos capacetes brancos, os socorristas voluntários das áreas rebeldes que fizeram a contagem das vítimas encontradas por suas equipes.

rh/at/bfi/mis-jvb/mb/fp/tt

© Agence France-Presse