Topo

Navios da China e Filipinas evitam acidente por pouco

27/04/2023 10h41

Um navio da Guarda Costeira chinesa cortou um navio de patrulha filipino na área disputada do Mar da China Meridional, um incidente que quase levou a uma colisão no domingo (23), constatou uma equipe da AFP a bordo de outro navio filipino. 

"Teríamos batido na proa se eu não tivesse desligado o motor", contou Rodel Hernandez, comandante do "BRP Malapuasca", uma embarcação da frota da Guarda Costeira filipina. 

Relacionadas

Durante seis dias, uma equipe da AFP integrou um grupo de veículos da imprensa convidados a bordo do "BRP Malabrigo", outro navio da frota filipina, para uma viagem de mais de 1.500 quilômetros perto de uma dezena de ilhas e recifes. 

Durante a viagem, vários navios e a Guarda Costeira chinesa foram avistados, seguiram as embarcações e ordenaram que abandonassem estas águas.

O incidente, que o comandante Hernandez descreveu como um confronto de "Davi e Golias", ocorreu no domingo no Mar da China Meridional, uma área disputada quase totalmente reivindicada por Pequim.

O "Malabrigo" e o "Malapuasca" dirigiam-se para o recife Second Thomas Shoal, onde a Marinha filipina está estacionada com o objetivo de fazer valer as suas reivindicações territoriais. 

O "Malapuasca", de 44 metros de comprimento, estava perto do recife quando de repente um navio da Guarda Costeira chinesa com o dobro do seu tamanho cortou seu caminho. 

A distância entre o navio chinês e o filipino era de apenas 45 metros, disse o comandante Hernandez. Para o marinheiro, esta foi a primeira vez que se envolveu em uma cena deste tipo, em que uma colisão era quase iminente.

Sua velocidade de reação permitiu evitar uma tragédia, garantiu. 

A equipe da AFP observou o desenvolvimento dos acontecimentos a bordo do "Malabrigo", a menos de um quilômetro de distância. 

Segundo o comandante Hernandez, os navios chineses se cruzam regularmente, mas naquele domingo os navios estavam "mais perto" do que nunca de uma colisão.

cgm/amj/lb/nzg/chv/ybl/an/mb/aa

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Navios da China e Filipinas evitam acidente por pouco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias