Federação Francesa denunciará cantos racistas de jogadores argentinos à Fifa

A Federação Francesa de Futebol (FFF) vai levar à Fifa o vídeo que circula nas redes sociais no qual jogadores da seleção argentina entoam um canto racista aos atletas da França, disse à AFP uma fonte próxima da entidade nesta terça-feira (16).

A FFF escreverá à Federação Argentina e irá à Fifa, com possibilidade de adotar outras ações, disse uma fonte da entidade que comanda o futebol francês à AFP no início do dia.

Horas depois, a federação francesa anunciou que levou à Justiça uma denúncia por comentários ofensivos de cunho racista. 

"Dada a gravidade das manifestações, que são contrárias aos valores do esporte e dos Direitos Humanos, o presidente da FFF decidiu questionar diretamente o seu homólogo argentino (AFA) e a Fifa, e apresentar uma denúncia à justiça por palavras ofensivas de natureza racial e discriminatória", explica o comunicado da FFF. 

Desde segunda-feira, circula nas redes sociais um vídeo em que vários jogadores argentinos são vistos comemorando o título da Copa América-2024, nos Estados Unidos, conquistado no domingo, em Miami, ao vencer a Colômbia por 1 a 0 na final, e começam a cantar uma música que contém termos racistas contra os 'Bleus'.

"Patético. São comportamentos inaceitáveis que se repetem. FIFA: uma reação?", escreveu a ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, na rede social X. 

Por sua vez, o zagueiro francês Wesley Fofana, lesionado no joelho desde julho de 2023, também reagiu no X: "Futebol em 2024: racismo sem pudor".

No vídeo, transmitido ao vivo por Enzo Fernández no Instagram e filmado no ônibus da seleção argentina, os jogadores são vistos iniciando um canto, antes das imagens serem cortadas no meio. 

O jogador argentino do Chelsea pediu desculpas "sinceramente" nesta terça-feira pelo vídeo, com uma mensagem nas redes sociais.

Continua após a publicidade

"Sou contra todas as formas de discriminação e peço desculpas por ter me deixado levar pela euforia das comemorações da Copa América", disse o jogador do Chelsea. 

"Esse vídeo, esse momento, essas palavras, não refletem minhas crenças nem meu caráter. Lamento muito", garantiu ele.

- Ecos da Copa do Catar-2022 -

O canto já havia sido entoado por torcedores argentinos para atacar os integrantes da seleção francesa e Kylian Mbappé em particular após a final da Copa do Mundo do Catar-2022, vencida pela Argentina contra a França (3-3, 4-2 nos pênaltis). 

"Jogam pela França mas vêm de Angola (...), sua mãe é nigeriana, seu pai camaronês, mas no documento têm nacionalidade francesa", cantam os jogadores em um vídeo no Instagram de Enzo Fernández, filmado no ônibus da seleção argentina após a vitória sobre a Colômbia (1-0) na final da Copa América em Miami.

O canto faz referência à origem de alguns jogadores franceses, entre eles Mbappé, além de conter insultos homofóbicos. 

Continua após a publicidade

Argentina e França construíram uma grande rivalidade nos últimos anos, com a seleção europeia eliminando a seleção sul-americana nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia (4-3), antes da 'Albiceleste' dar o troco quatro anos depois na final no Catar.

ali/ng/pm/avl/zm/pm/zm/yr/fp/aam

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes