AFP e BBC News estão entre os vencedores do prêmio francês Bayeux para correspondentes de guerra

O fotógrafo da AFP em Gaza, Mahmud Hams, ganhou o prêmio Bayeux para correspondentes de guerra na França na categoria fotografia, neste sábado (12), em uma competição que também homenageou Andrew Harding, da BBC News, por seu trabalho no rádio.

"Dedico esta vitória a todos os jornalistas que cobrem a guerra em Gaza com coragem e honestidade", disse à AFP Hams, que foi homenageado na 31ª edição do Prêmio Bayeux para Correspondentes de Guerra, que é dominado pelo conflito no território palestino. Na categoria de televisão, Mohammed Abu Safia e John Irvine, da ITV News, e Rami Abou Jamous, da Orient XXI, foram premiados na categoria de mídia impressa.

"Também estou muito feliz por ganhar este prêmio pela terceira vez. Quero dizer aos meus colegas em Gaza que nossa mensagem foi bem recebida: o mundo inteiro está olhando para Gaza através de nossas lentes", acrescentou o fotógrafo, que agora mora no Catar.

A fotografia vencedora mostra uma mulher chorando de dor após um ataque israelense enquanto procura por vítimas nos escombros de um prédio em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 17 de outubro de 2023.

Na categoria rádio, Andrew Harding venceu com "Sara's Story", uma investigação internacional para encontrar o traficante de pessoas que lançou o bote no qual Sara, uma menina iraquiana de 7 anos que se afogou ao tentar atravessar o Canal da Mancha com sua família, morreu.

O jornalista de Gaza Rami Abou Jamous ganhou o primeiro lugar na categoria imprensa escrita por "Gaza Diary", um diário de sua vida diária como deslocado em Rafah, depois de ser forçado a fugir de sua casa na Cidade de Gaza diante do avanço do Exército israelense.

Seu compatriota Mohamed Abou Safia ganhou o prêmio de TV, juntamente com seu colega da ITV News, John Irvine, pela reportagem "The White Flag", sobre um palestino morto a tiros na Faixa de Gaza enquanto caminhava pela rua com uma bandeira branca para buscar familiares.

O conflito ucraniano também encontrou um lugar na lista de vencedores, com o prêmio do público concedido ao fotógrafo Kostiantyn Liberov Libkos por "Guerra na Ucrânia. Dor, desespero e esperança".

mac/ban/er/jm/an/dd

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.