Irlanda dá início à campanha eleitoral após dissolução do Parlamento
O presidente irlandês dissolveu, nesta sexta-feira (8), a câmara baixa do Parlamento, dando início à campanha para as eleições gerais de 29 de novembro, que serão dominadas pela imigração e pela crise imobiliária.
"Chegou a hora de pedir ao povo irlandês um novo mandato", disse o primeiro-ministro Simon Harris, do partido de centro-direita Fine Gael, antes de solicitar ao presidente Michael Higgins que dissolvesse o Dail, a câmara baixa do Parlamento.
Relacionadas
"Durante as próximas três semanas, buscarei um mandato para continuar sendo seu primeiro-ministro", acrescentou Harris, de 38 anos.
O partido de Harris é o grande favorito para conseguir um quarto mandato no poder. Na quarta-feira, ele anunciou que estava organizando as eleições para 29 de novembro, embora tivesse até março para convocá-las.
Durante o último mandato, o Fine Gael compartilhou o poder com outro partido da mesma tendência, o Fianna Fail, e o cargo de primeiro-ministro alternou entre os líderes das duas formações.
O Partido Verde, menor, também fez parte dessa coalizão governamental, que deixou de fora o partido de esquerda Sinn Fein, apesar de ter sido o mais votado nas eleições de 2020.
pmu-psr/jvb/aa/dd
© Agence France-Presse