Topo

Lula está sob cuidados semi-intensivos após cirurgia intracraniana

13/12/2024 12h03

O presidente Luiz Inácio Lula Silva agora está sob "cuidados semi-intensivos" no hospital Sírio-Libanês onde, na terça-feira, o operaram de urgência de uma hemorragia intracraniana, informaram os médicos em seu boletim nesta sexta-feira (13). 

Uma fonte da presidência explicou à AFP que o "monitoramento" do mandatário de 79 anos, que estava em terapia intensiva, "passa a ser intervalado" e não está sob controle permanente.

Relacionadas

"Não vai sair do quarto onde está (UTI, Unidade de Terapia Intensiva), mas o monitoramento contínuo vai sendo retirado com a evolução do quadro", explicou a fonte. 

Lula "segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores", acrescentou o boletim do hospital Sírio-Libanês. 

O presidente foi operado com sucesso na terça-feira de uma hemorragia perto do cérebro derivada de um tombo sofrido há dois meses, quando caiu no banheiro do Palácio do Alvorada. 

Dois dias depois, ele foi submetido a uma nova intervenção complementar, um cateterismo para minimizar o risco de novos sangramentos no futuro. 

"(Lula) está neurologicamente perfeito", informou na quinta-feira o neurocirurgião Marcos Stavale, um dos médicos que o acompanham, em coletiva de imprensa. 

Após deixar de receber cuidados intensivos, é previsto que o mandatário deixe o hospital na próxima segunda ou na terça-feira e retorne a Brasília. 

Uma vez na capital, precisará de "repouso relativo por algumas semanas", segundo os médicos.

ffb/dga/jc/dd/yr

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula está sob cuidados semi-intensivos após cirurgia intracraniana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias