Três militares morrem em acidente aéreo em região montanhosa de Caracas
Três militares morreram quando um avião de pequeno porte que os transportava caiu em uma zona montanhosa de Caracas nas primeiras horas desta quarta-feira (29), informou a autoridade aeronáutica da Venezuela.
O acidente ocorreu às 08h11 locais (09h11 em Brasília) e "envolveu uma aeronave modelo C-550, matrícula YV3561 (...), que foi declarada DETRESFA" (acrônimo aeronáutico que indica uma fase de perigo), confirmou o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (Inac).
"Lamentamos a perda de três profissionais da aviação que estavam a bordo", indicou o Inac em um comunicado, destacando que o "evento trágico" aconteceu durante um voo de verificação, "no qual realizavam tarefas rotineiras de checagem de procedimentos operacionais".
A aeronave partiu da base aérea militar General Francisco de Miranda, em La Carlota, Caracas, com destino ao Aeroporto Internacional do Caribe Santiago Mariño, na ilha de Margarita, estado de Nueva Esparta (nordeste).
A queda foi registrada no cerro El Volcán, entre os municípios Baruta e El Hatillo, no estado de Miranda (centro-norte), e causou um incêndio que foi controlado por equipes de resgate, informaram bombeiros à AFP.
O Ministério da Defesa também lamentou, em nota, a "irreparável perda desses valiosos profissionais militares, que, no fiel cumprimento do dever, entregaram suas vidas em atos de serviço pela defesa integral da nação".
Na aeronave, que era vinculada ao Ministério do Interior e Justiça, viajavam o tenente-coronel Henner Perozo, comandante; o primeiro-tenente José Alejandro Almazán, copiloto; e o sargento-mor de segunda classe Eduardo Rodríguez, chefe de máquinas, detalhou o Ministério da Defesa.
Entre lágrimas, familiares dos tripulantes aguardavam notícias no local do acidente.
Em 2023, um militar morreu quando um caça Sukhoi-30, de fabricação russa, caiu durante treinamentos para o desfile de comemoração da declaração de independência, em 5 de julho.
Cinco militares morreram em outro acidente ocorrido em 2022, a três quilômetros da base aérea José Antonio Páez, no estado amazônico de Amazonas (sul), durante um voo de treinamento a bordo de um avião modelo Cessna 208.
mbj-pgf/erc/val/jc/am
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.