Ceará atinge meta de vacinação contra a gripe

Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil

A vacinação dos grupos prioritários vai até sexta-feira no CearáRovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil

 

A dois dias do encerramento da campanha de vacinação de grupos prioritários contra a gripe, o Ceará conseguiu atingir a meta de 80% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até as 13h de terça-feira (24), mais de 1,4 milhão de doses da vacina foram aplicadas. Entre os 184 municípios cearenses, 118 cumpriram a meta.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, encerrada na última sexta-feira (20), teve como público-alvo crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também deveriam ser imunizados.

 

O Ceará é um dos estados que continuaram oferecendo as doses, apesar do fim da campanha nacional. No estado, a vacinação dos grupos prioritários segue até sexta-feira (27). A Secretaria da Saúde do Ceará estima que ainda haja 354 mil pessoas a serem vacinadas. Após essa data, conforme a pasta, a vacina ficará disponível para a população em geral até o fim do estoque.

 

O estado registrou 24 casos de gripe causada pelo vírus H1N1 em 2016, com nove mortes. Segundo a secretaria, nenhuma das pessoas que morreram havia se vacinado contra a gripe em 2015. A vacina que é aplicada na campanha deste ano protege contra os vírus  H1N1 e H3N2 e contra a Influenza B.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos