Mais de 3,5 mil agentes farão segurança de futebol da Rio 2016 em Salvador

Sayonara Moreno - Correspondente da Agência Brasil

Cerca de 3,5 mil agentes participarão do esquema de segurança para as competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que ocorrerão em Salvador. A capital baiana vai receber jogos de futebol entre as seleções olímpicas de Brasil, México, Fiji, Alemanha, Coreia, Japão, Suécia e Dinamarca. As partidas serão realizadas na Arena Fonte Nova, entre os dias 4 e 13 de agosto.

Ao todo, 3.531 homens e mulheres das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica atuarão na segurança dos eventos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, o esquema repetirá o colocado em prática durante a Copa do Mundo, em 2014, e a Copa das Confederações, em 2013, ambas consideradas um sucesso do ponto de vista da segurança, segundo o órgão.

Para a Olimpíada, a secretaria utilizará pela primeira vez em eventos esportivos portais de segurança com detectores de metal para revistas nos frequentadores da Arena Fonte Nova. O método foi utilizado no carnaval soteropolitano deste ano.

Além disso, haverá uma unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle, que vai monitorar toda a movimentação no entorno do estádio. Essa unidade estará ligada ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que vai funcionar, segundo a SSP, no espaço do novo Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, que será inaugurado no Centro Administrativo da Bahia.

Orientações

A SSP orienta os torcedores a não comprar ingressos de cambistas, já que toda a área no entorno da Fonte Nova será monitorada pelo serviço de inteligência. Dentro do estádio, as bebidas serão comercializadas somente em copos plásticos. Outra recomendação é que os torcedores não levem bolsas ou mochilas de material que impeça a visualização dos objetos do interior (recomenda-se material transparente). Caso contrário, os itens serão descartados sem possibilidade de resgate após as partidas.

As seleções que jogarão em Salvador começam a chegar à capital baiana no dia 27 de julho. A primeira partida de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade será no dia 4 de agosto, às 17h, entre México e Alemanha. No mesmo dia, às 20h, será a vez do confronto entre Fiji e Coreia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos