Dos seis candidatos que disputam a prefeitura de Cuiabá, dois são estreantes

Do Portal EBC

A disputa pela prefeitura de Cuiabá terá seis candidatos, entre eles Wilson Santos (PSDB), que esteve à frente da administração municipal em 2004 e se reelegeu em 2008. A lista também conta com Julier (PDT), Procurador Mauro (PSOL), Renato Santtana (Rede), Serys Slhessarenko (PRB) e Emanuel Pinheiro (PMDB). O atual gestor, Mauro Mendes Ferreira (PSB), não está concorrendo à reeleição.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cuiabá é o município de Mato Grosso com maior número de habitantes, 585.367. Destes, cerca de 415 mil são eleitores, fazendo do município o único de Mato Grosso com a possibilidade de ter segundo turno. Apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores podem realizar o segundo turno nas Eleições Municipais 2016 e Cuiabá é o único do Estado que se enquadra nesse perfil.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), eleito em 2014, é atual líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Formado em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o candidato tem 55 anos e é natural de Dracena, São Paulo. Concorre pela coligação Dante de Oliveira, que reúne doze partidos. Seu vice é Leonardo de Oliveira, do PSB. Wilson exerceu mandato de prefeito de Cuiabá de 2005 a 2010 e já foi também vereador e deputado federal.

Da coligação "Um novo prefeito para uma nova Cuiabá", outro que está com mandato em curso na Assembleia Legislativa do estado é o deputado Emanuel Pinheiro. O peemedebista já disputou o comando do Executivo local em 2000 e tenta pela segunda vez assumir o cargo de prefeito. O candidato é natural de Cuiabá, tem 51 anos, e é advogado. Emanuel Pinheiro foi duas vezes vereador por Cuiabá e está no quarto mandato de deputado estadual. Foi presidente da comissão permanente do Poder Legislativo e secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá. Pinheiro faz chapa com o candidato a vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB).

Primeira mulher senadora por Mato Grosso, Serys Slhessarenko (PRB) concorre à prefeitura de Cuiabá pela terceira vez. Com Fabian Martinelli (PRB) como vice, disputam pela coligação Cuiabá Levada a Sério, que agrega o PTN ao partido dos candidatos. A ex-senadora é natural de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, e mora em Mato Grosso desde 1966. Serys foi fundadora do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso nos anos 80, mas em 2015 deixou o partido para se filiar ao PRB. É professora formada em direito e pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso.

O Procurador da Fazenda Nacional Mauro César Lara de Barros é o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à prefeitura da capital. Faz chapa pura com o candidato a vice-prefeito Dr. José Roberto. Mauro concorre ao cargo pela terceira vez. Formado em direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o advogado tem 51 anos e é natural de Cuiabá.

O historiador Renato Santtana (Rede), de 37 anos, participa pela primeira vez do pleito. Foi assessor da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, assessor especial da Secretaria de Administração de Mato Grosso, gestor de Processos de Controle de Gastos do Tesouro de Mato Grosso do Sul, diretor-adjunto do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e conselheiro de autarquias, fundos e empresas públicas no Mato Grosso do Sul. Compõe com o vice Salvy chapa pura, sem outros partidos coligados.

Julier Sebastião da Silva, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) à prefeitura do município, é ex-juiz federal e concorre pela primeira vez em uma eleição majoritária. Ele renunciou ao cargo na 1ª Vara Federal em Mato Grosso em 2014. Natural de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, tem formação em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso. Julier disputa a prefeitura de Cuiabá ao lado da vice Jusci Ribeiro (PT) pela coligação Cuiabá: Futuro e Inclusão, formada pelos partidos PDT/PT/PCdoB.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos