Em Florianópolis, sete candidatos concorrem à prefeitura

Daniel Isaia - Correspondente da Agência Brasil

O cargo máximo do Executivo municipal na capital catarinense está sendo disputado por sete candidatos. Além dos partidos que lançaram candidaturas, outras 22 siglas declararam apoio a algum candidato. Apenas dois nomes não estão coligados.

Angela Amin

A candidata da situação é Angela Amin, do PP. O partido está coligado com o PSD do atual prefeito, César Souza Júnior. Angela foi vereadora de Florianópolis em 1988 e prefeita entre 1997 e 2004. Ela também foi eleita deputada federal em 1990 e em 2006.

Gean Loureiro

O candidato do PMDB, Gean Loureiro, é apoiado por outros 14 partidos que compõem a coligação. O peemedebista foi vereador da capital catarinense por cinco vezes. Em 2011, foi eleito deputado federal. Em 2012, Loureiro candidatou-se à prefeitura, mas não foi eleito.

Elson Pereira

Elson Pereira, do PSOL, também tentou, sem sucesso, eleger-se prefeito de Florianópolis em 2012. Engenheiro civil com mestrado em Administração Pública e doutorado em Urbanismo, Pereira ainda não ocupou cargo eletivo desde que filiou-se ao partido. O PSOL está coligado com outras duas siglas na capital catarinense.

Angela Albino

O PCdoB lançou a candidatura de Angela Albino, em coligação com o PT. Ela foi eleita pela primeira vez em 2004, como vereadora de Florianópolis. Depois, foi deputada estadual. Atualmente, está licenciada do cargo de deputada federal para disputar a prefeitura.

Murilo Flores

O candidato do PSB e de outros quatro partidos é Murilo Flores. Ele já ocupou diversos cargos públicos, como a presidência da Embrapa e a secretaria-executiva do Ministério da Agricultura. É a primeira vez que Flores concorre a um cargo eletivo.

Gabriela Santetti

Gabriela Santetti, do PSTU, é a mais jovem candidata à prefeitura de Florianópolis. Aos 26 anos, é graduada em História e mestra em Educação. Sanetti ingressou na carreira política em 2006, em Porto Alegre. Em 2014, foi candidata a deputada federal.

Mauricio Leal

O PEN também lançou candidato a prefeito na capital catarinense. Mauricio Leal tem no currículo atuações como assessor da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Florianópolis. Ele disputa uma eleição pela primeira vez.

Legislativo

A Câmara Municipal de Florianópolis tem 23 cadeiras, que estão sendo disputadas por 361 candidatos a vereador. Na proporção, são 15,7 candidatos para cada vaga. A maior parte dos partidos (13) tem entre um e dez candidatos. Apenas três siglas inscreveram mais de 30 nomes.

A capital catarinense é a quinta cidade mais populosa do sul do país, com quase 470 mil habitantes. Pouco mais de 316 mil pessoas estão aptas a votar nas eleições de outubro. Do total de eleitores, 46,25% são do sexo masculino e 53,75%, do sexo feminino.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos