Mostra leva dança contemporânea para as ruas da zona sul da São Paulo

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

Grupo Praga da Dança (Foto Erico Santos)

O Circuito Vozes do Corpo chega a sétima edição levando a dança contemporânea para salas de espetáculo e para as ruas. A iniciativa é articulada pela Cia Sansacroma, grupo artístico que atua há anos no Capão Redondo, zona sul da capital paulista. Serão ao todo 21 apresentações, de 17 grupos, ao longo de 11 dias, de 27 de setembro a 9 de novembro.

As companhias foram selecionadas a partir da afinidade poética e política com as propostas desenvolvidas pela Sansacroma. São grupos com pesquisas ligadas a temas como negritude, ancestralidade, brasilidade, diáspora africana, questões de gênero e sexualidade.

Parte da programação ocupará espaços públicos de grande circulação na zona sul da cidade. Serão palco para os dançarinos o calçadão da Estação Capão Redondo do Metrô e a Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro.

"A programação do Circuito Vozes do Corpo foi pensada também para atrair a atenção das pessoas que estão envolvidas com o intenso vai e vem da cidade. Por isso, vamos para a rua ao encontro da população de nossa comunidade, que tanto nos inspira", disse a fundadora do Sansacroma, Gal Martins.

Além dos espetáculos, serão realizados diálogos sobre a produção da dança e eventos de formação artística, com nomes importantes do meio. Desse modo, o circuito busca também ser um espaço de intercâmbio entre artistas locais com dançarinos de outras partes do país.

A abertura acontece na próxima terça-feira (27), na Casa de Cultura de M'Boi Mirim, com o espetáculo Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias da Ouvindo Passos Cia de Dança. No palco, as bailarinas Deise de Brito e Paula Salles vão discutir as narrativas e a memória se relacionam e se expressam pelo corpo, discutindo o próprio hábito de conta histórias.

A programação completa está na página do evento https://www.facebook.com/events/201970113549958/

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos