Topo

TRE cassa mandato da prefeita Rosinha Garotinho, ex-governadora do Rio

A ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho estava no segundo mandato como prefeita de Campos dos Goytacazes - Rafael Andrade/Folhapress
A ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho estava no segundo mandato como prefeita de Campos dos Goytacazes Imagem: Rafael Andrade/Folhapress

Vitor Abdala

Da Agência Brasil, no Rio

25/10/2016 07h53

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu nesta segunda-feira (24) cassar o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho (PR), e seu vice, Dr. Chicão, do mesmo partido.

Com a decisão, Rosinha e seu vice ficaram inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Rosinha já foi governadora do Estado, de 2003 a 2006, e está em seu segundo mandato como prefeita do município do norte fluminense. Dr. Chicão, por sua vez, foi candidato a prefeito nas eleições desse ano e foi derrotado no primeiro turno por Rafael Diniz (PPS).

Para o relator do processo, o desembargador eleitoral Marco Couto, o portal oficial da prefeitura de Campos na internet foi usado para promover os dois políticos, com o propósito de favorecer a reeleição de Rosinha em 2012.

De acordo com o desembargador, programas e ações da administração municipal foram apresentados como realizações pessoais da prefeita.

A reportagem tentou, sem sucesso, entrar em contato com o secretário de comunicação da prefeitura, Sérgio Cunha, no início da tarde desta terça (25).