IBGE lança atlas que alia mapas e descrições literárias

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (29) um atlas que retrata áreas do Centro-Oeste, Tocantins e Minas Gerais combinando mapas, imagens de satélite e descrições de obras literárias.

O livro é o terceiro volume da coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras e se chama "Sertões Brasileiros II".

A obra é dividida em duas partes e uma delas retrata os chamados Sertões do Oeste, que inclui as Minas de Cuiabá e Mato Grosso, as Minas dos Goyazes, o Pantanal e os Ervais Matogrossenses.

Na outra, intitulada Sertões de Passagem, estão retratados trechos de livros que se passaram no Triângulo Mineiro, na Alta Sorocabana e no Pontal do Paranapanema, no Sertão dos Garcias e no Jalapão.

Os autores citados foram escolhidos por terem abordado personagens, conflitos sociais e processos históricos que contribuíram para a formação socioespacial brasileira. Estão incluídos Bernardo Élis, Mário Palmério, Agripa Vasconcelos, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Camilo Chaves, Hernani Donato, Moura Lima, Rogério de Camargo, Brígido Ibanhes, Maria José Silveira, Marcos Faustino.

A versão imprensa pode ser comprada na loja virtual do IBGE e a digital está disponível gratuitamente na internet.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos