Topo

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no interior de Minas Gerais

Marcos Corrêa/PR
Imagem: Marcos Corrêa/PR

29/11/2019 13h59

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (29) da solenidade de diplomação do curso de formação de sargentos da Escola de Sargentos das Armas do Exército, em Três Corações, Minas Gerais.

"Nas próximas semanas, vocês estarão pelos quatro cantos dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados que compõem nosso querido Brasil, levando patriotismo, amizade, consideração, fraternidade e, acima de tudo, amor a nossa querida pátria", disse.

Bolsonaro agradeceu aos formandos pelo compromisso de servir ao país. "Se preciso for, daremos a nossa vida para que a democracia e a liberdade nunca deixem de existir entre nós", disse o presidente, dirigindo-se aos novos sargentos. "Na América do Sul, alguns países ainda vivem momento de crise, mas nós venceremos tudo isso. Pela gratidão e sentimento de irmandade que existe entre nós da América do Sul, nós, brasileiros, só estaremos felizes quando todos os países da América do Sul, e o seu povo gozarem de liberdade e democracia."

A Escola de Sargentos das Armas é o estabelecimento de ensino de nível superior (tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação e graduação de sargentos combatentes de carreira das armas de: Infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações.

Energia nuclear

No início da tarde, Bolsonaro embarca para Resende, no Rio de Janeiro, onde participa de cerimônia de inauguração da oitava cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Com a entrada em operação dessa cascata, a INB aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a Usina Nuclear de Angra 1.

A inauguração faz parte da primeira fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, um projeto em parceria com a Marinha do Brasil, que visa à instalação de 10 cascatas de ultracentrífugas. Previsto para ser concluído em 2021, ao final, o projeto atenderá 80% da demanda de Angra 1. De acordo com a INB, a nona cascata está com parte da estrutura pronta, aguardando instalação da ultracentrífuga pela Marinha. A previsão é que seja inaugurada no final de 2020.

Amanhã (30), Bolsonaro continua em Resende para participar da solenidade de entrega das espadas aos novos aspirantes a oficial da Academia Militar das Agulhas Negras, do Exército Brasileiro.

Notícias