Morre no Rio Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores

Rio - Luiz Felipe Lampreia, de 74 anos, que foi ministro das Relações Exteriores de janeiro de 1995 a janeiro de 2001, morreu nesta terça-feira, 2 no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul do Rio).

O hospital não foi autorizado pela família a informar detalhes sobre a morte, mas, em redes sociais, amigos contaram que Lampreia sofreu uma parada cardíaca de manhã e foi encaminhado para o setor de emergência do hospital, mas não resistiu. Há cerca de um mês, Lampreia tinha recebido alta do Hospital Samaritano, onde se tratava de um tumor no pulmão.

Sociólogo e diplomata, Lampreia ingressou no Instituto Rio Branco em 1962, mesmo ano em que concluiu o curso de Sociologia na PUC do Rio de Janeiro. Além de ministro, ele desempenhou também as funções de secretário-geral do Itamaraty, subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, representante permanente do Brasil junto a organismos internacionais em Genebra, embaixador em Lisboa e em Paramaribo (capital do Suriname) e porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty publicou uma nota na tarde desta terça lamentando a morte do ex-ministro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos