Senado pode votar hoje projeto do Serra sobre pré-sal

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que vai fazer um esforço para tentar votar nesta terça-feira, 23, o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que desobriga a Petrobras de ser a operadora única na exploração da camada do pré-sal. Segundo ele, existe uma medida provisória - a 692 - trancando a pauta e após a apreciação dela, será possível votar o projeto do tucano.

Renan afirmou que, mesmo diante da objeção do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, que em reunião da bancada do PT do Senado na noite desta segunda-feira, 22, se mostrou contra a aprovação da proposta, a estatal deu mostras de não tem condições de fazer investimentos.

"Essa matéria é urgente, a Petrobras já demonstrou que não tem condições de fazer os investimentos necessários para o Brasil", disse. "(A Petrobras) precisa ser seletiva. O que nós devemos assegurar é facultar a Petrobras que ela diga se vai participar", completou.

Renan admitiu que a presidente, com quem conversou sobre o projeto, não teria uma posição fechada. "Eu não captei uma posição dela conclusivamente. Essa matéria tramita aqui há bastante tempo, chegamos a criar uma comissão especial, de modo que chegou a hora de ela ser definitivamente apreciada", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos