Processo de impeachment

Com perda de 'gordura', Dilma reúne Lula, deputados e ministros em café da manhã

De Brasília

  • Ueslei Marcelinho-13.abr.2016/Reuters

Para demonstrar força ante o processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff vai reunir deputados e ministros nesta quinta-feira (14) para um café da manhã no Palácio da Alvorada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve participar do encontro.

A ideia é que Dilma se envolva diretamente nas negociações com parlamentares nesta reta final. A votação que decidirá a admissibilidade ou não do processo na Câmara será votada no próximo domingo (17).

Nesta quarta-feira, Dilma já reuniu deputados no Palácio do Planalto para uma conversa. O encontro serviu para que fosse feito um balanço de quantos votos o governo ainda tem após partidos importantes como o PP e o PSD se declararem majoritariamente a favor do impeachment.

Após a debandada desses partidos, o Planalto calcula que perdeu "gordura" e que agora terá pouco mais de 200 votos no domingo. A estratégia, porém, vai ser intensificar o contato com deputados indecisos para conseguir aumentar essa vantagem.

Para que o processo de impedimento seja aberto na Câmara, será necessário que 342 dos 513 deputados votem a favor do impeachment. Se passar, o processo seguirá para a apreciação no Senado.

Arte/UOL
 

Placar do impeachment

 
Levantamento diário do jornal "O Estado de S. Paulo" mostra como os deputados estão direcionando seus votos para o impedimento ou não da presidente Dilma Rousseff.
 
Para ver o placar atualizado, acesse o endereço: http://zip.net/bfs8bd (URL encurtada e segura).
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos