Topo

Ministros do PMDB e Patrus Ananias deixam cargos para votar contra o impeachment

Dilma Rousseff conversa com Celso Pansera - Evaristo Sá-12.abr.2016/AFP
Dilma Rousseff conversa com Celso Pansera Imagem: Evaristo Sá-12.abr.2016/AFP

De Brasília

14/04/2016 07h57

Os três ministros do PMDB que têm mandato na Câmara dos Deputados, além do petista Patrus Ananias, pediram para deixar os cargos, temporariamente, para votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff no domingo (17).

Os decretos com as exonerações estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14). Foram licenciados dos cargos os ministros Mauro Lopes, da Aviação Civil; Celso Pansera, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Marcelo Castro, da Saúde; e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário.

Eles retomam os mandatos de deputado federal hoje para participar da votação.

"Estarei de volta à Câmara exercendo, ainda que nessa situação excepcional, o mandato que o povo de Minas (Gerais) me confiou. Permaneço junto de todos os que seguem lutando, sem cessar, pela Manutenção Democrática e pela ampliação da Justiça Social, acima de todos os interesse pessoais", escreveu nesta quarta-feira Ananias em sua página na rede social Facebook.

Na última terça (12), Pansera já havia anunciado publicamente que voltaria à Câmara para votar contra o impeachment. "Vamos encerrar o terceiro turno das eleições de 2014 no domingo. E vamos ganhar de novo. Vamos ganhar de novo. E espero que respeitem. Espero que dessa vez respeitem o resultado. Esse país precisa trabalhar", afirmou, na ocasião.

 
placar impeachment com dilma na imagem - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Placar do impeachment

Levantamento diário do jornal "O Estado de S. Paulo" mostra como os deputados estão direcionando seus votos para o impedimento ou não da presidente Dilma Rousseff.
 
Para ver o placar atualizado, acesse o endereço: http://zip.net/bfs8bd (URL encurtada e segura).