Alan Marques/Folhapress

Processo de impeachment

Acordo entre Temer e tucanos envolve comando da Câmara

Em Brasília

  • Divulgação/Câmara dos Deputados

    Pelo PSDB, o nome que surgiu para o comando da Câmara dos Deputados é o de Jutahy Júnior (BA)

    Pelo PSDB, o nome que surgiu para o comando da Câmara dos Deputados é o de Jutahy Júnior (BA)

Além da oferta de ministérios, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) estuda negociar com o PSDB o comando da Câmara dos Deputados a fim de garantir o apoio dos tucanos a seu provável governo.

A ideia agrada a lideranças de partidos que defendem um maior equilíbrio de forças entre as siglas no Congresso. Basicamente, essas lideranças não querem que o PMDB fique ao mesmo tempo com as presidências da República, do Senado e da Câmara.

Atualmente, os peemedebistas detêm as maiores bancadas nas duas Casas do Congresso. Por isso, desde fevereiro de 2015, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) comanda a Câmara e Renan Calheiros (PMDB-AL), o Senado.

Os chamados partidos do "centrão" --liderados por PSD, PP e PR-- avaliam "que é muito espaço para o partido só", por isso defendem que o PMDB ceda para um deputado de outra sigla um desses postos importantes.

A ideia original do "centrão" é emplacar um dos seus. Nesse caso, os primeiros da lista são Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO).

Os dois ocuparam, respectivamente, a presidência e a relatoria da Comissão Especial do impeachment. Ambos agradam ao atual presidente da Câmara, que gostaria de contar com um aliado como sucessor no comando da Casa quando terminar seu mandato.

Pelo PSDB, o nome que surgiu como opção inicial é o de Jutahy Júnior (BA), que já foi líder de bancada e está no seu décimo mandato na Casa.

O parlamentar tem forte ligação política com o senador José Serra (SP), tucano que priva da confiança de Michel Temer. "Ninguém falou nada comigo", disse Jutahy à reportagem. Ele é a favor do ingresso de Serra no Ministério. "Defendo isso 100%", completou. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Michel Temer discute possível aliança com líderes do PSDB

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos