Topo

Ministério da Saúde confirma que Castro deixará cargo ainda hoje

Marcelo Castro, que votou contra o impeachment de Dilma, deixará cargo - Yasuyoshi Chiba/AFP
Marcelo Castro, que votou contra o impeachment de Dilma, deixará cargo Imagem: Yasuyoshi Chiba/AFP

Em Brasília

27/04/2016 15h36Atualizada em 27/04/2016 18h07

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, entregará ainda nesta quarta-feira (27) sua carta de demissão para a presidente Dilma Rousseff. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. 

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani (RJ), afirmou à reportagem que Castro deixaria o cargo antes da votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo Senado, prevista para 11 de maio.

Mais tarde, em conversa com a reportagem, Castro confirmou a informação e disse que a decisão foi anunciada na terça ao ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner. 

"Entrego hoje minha carta de demissão à presidente Dilma. Informei ontem ao Jaques Wagner", afirmou Castro que até o momento não havia conversado com o vice-presidente Michel Temer.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Alvares, assumirá a pasta.

Marcelo Castro chegou ao comando do Ministério da Saúde em outubro do ano passado por indicação do líder do PMDB. Na época, Picciani também indicou o deputado Celso Pansera (RJ) para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Com sua saída, Castro deve retomar seu mandato de deputado federal.

O ministro é o sexto do PMDB a deixar o governo Dilma após o partido deixar a base aliada. Já tinham deixado os cargos os peemedebistas Henrique Eduardo Alves (Turismo), Helder Barbalho (Portos), Mauro Lopes (Aviação Civil), Eduardo Braga (Minas e Energia) e Pansera. Apenas Kátia Abreu (Agricultura) segue no cargo.