Topo

Erundina lança candidatura em SP e diz que Haddad faz governo 'medíocre'

A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), que lança candidatura à Prefeitura de São Paulo - Donaldo Hadlich/Estadão Conteúdo
A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), que lança candidatura à Prefeitura de São Paulo Imagem: Donaldo Hadlich/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

11/06/2016 14h02

Prefeita de São Paulo pelo PT entre 1989 e 1993, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL) lança oficialmente nesse domingo (12) sua pré-candidatura à prefeitura da capital com críticas duras ao prefeito Fernando Haddad (PT).

"Haddad faz um governo medíocre. Ele não ousou em nada. A periferia está abandonada", disse ela ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Em 2012, quando estava no PSB, Erundina chegou a ser anunciada como candidata a vice na chapa de Haddad, mas desistiu depois que ele se aliou ao ex-prefeito Paulo Maluf (PP).

A estratégia do PSOL em 2016 é atrair os eleitores de esquerda que estão insatisfeitos com o PT. "A sociedade não vê o governo Haddad como a força que representa a esquerda no Brasil. Precisamos rearticular os setores progressistas", afirma a deputada.

A pré-candidata do PSOL também crítica Haddad por, segundo ela, "não ter protagonismo" no movimento nacional contra o presidente interino de Michel Temer. "Esse governo é golpista", afirma Erundina.

A deputada classifica seus demais adversários, o empresário João Doria, do PSDB, o vereador Andrea Matarazzo, do PSD, o deputado Celso Russomanno, do PRB, e a senadora Marta Suplicy, do PMDB, como "representantes da direita conservadora".

O lançamento da candidatura está previsto para as 14h, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro da cidade. O candidato a vice de Erundina será o deputado federal Ivan Valente, também do PSOL.